Hoje vamos orientar você a como ajudar seus filhos com as tarefas escolares!

Sempre o dever de casa esteve presente na rotina escolar, sendo uma atividade de aprendizado essencial para os estudantes. Muitas vezes, a ajuda da família é necessária nessa tarefa, porém é importante encontrar um momento em que algum membro familiar esteja disponível para saber auxiliar para estimular a resolução dessas atividades.

O Auxílio e o Incentivo:

Esses dois são fundamentais nessa hora, já que a criança não pode contar com os professores. Nesse contexto, ela precisa de um apoio para conseguir cumprir o que foi estabelecido, aprendendo a ter responsabilidade e resolver os problemas.

Agora vamos passar alguns pontos fundamentais na hora de sentar junto com eles e fazer os exercícios. Estão prontos? Então vamos.

Horários fixos para a realização de tarefas;

Ter um horário fixo auxilia os pais e as crianças a criarem disciplina com as tarefas. Dessa forma, os pequenos aprendem desde cedo a organizar horários para estudar, brincar, dormir, etc. Para os pais, esse horário fixo contribui para a organização pessoal. Assim, não deixam de acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos.

Escolha um ambiente tranquilo;

Outra dica importante é preparar um local para resolver os deveres de casa. Quando essa atividade é feita em qualquer lugar, a criança pode ter dificuldades de concentração. Isso acontece por vários motivos, como a televisão ligada, membros da família interrompendo, movimentação na casa, barulho excessivo, entre outros.
A melhor solução é encontrar um ambiente em que ela possa se concentrar na tarefa e não ser interrompida por fatores externos. Se possível, defina um espaço para essa atividade, com mesa e cadeira apropriadas e com o silêncio necessário. Além disso, é possível combinar com ela que a ajudará no começo da tarefa e sempre que ela chamar, sem ficar interrompendo por outros motivos.

Pesquise junto com a criança e ensine como fazer;

A família pode sentir a tentação de dar as respostas de forma rápida e instantânea, mas é importante ensinar a pesquisar e procurar formas de resolver as questões.

Antigamente, era comum nossos pais e mães recorrerem às enciclopédias, livros e revistas para procurar por algum tema, por exemplo. É bem verdade que nem todas as casas contavam com essas fontes, o que impossibilitava a realização das tarefas escolares fora da instituição.

Hoje em dia, muitas pessoas já contam com o acesso à internet. Em poucos cliques é possível acessar materiais diversos. Esse avanço da tecnologia favoreceu completamente a busca por informações. Sentem com seus filhos e realizem a pesquisa juntos. Isso tende a ensiná-los como acessar as fontes confiáveis com precisão.

Essa é uma maneira de incentivar a autonomia da criança, permitindo que ela explore os materiais por si mesma. Ao encontrar o que está procurando, ela perceberá que é capaz de resolver os problemas sozinha e se tornará mais independente para a realização das tarefas e outras atividades. Além disso, a sensação de dever cumprido também trará realização e felicidade para ela.

Guarde jornais e revistas

Exemplares de jornais e revistas são importantes para serem guardadas, pois eles serão utilizados em tarefas escolares de corte e recorte de gravuras, palavras e outros itens solicitados nos exercícios. Sabia que essas atividades são ideais para aperfeiçoar a coordenação motora das crianças? Pois é, mais um motivo para não descartar aquelas revistas que já foram lidas.

Tenha paciência;

Antes de se dedicar as tarefas de casa das crianças, tente tirar um tempo para respirar após um longo dia de cansaço. É fundamental não transmitir o estresse e frustrações do trabalho para os pequenos, pois esse momento pode ser também complicado para eles. Apesar de parecer difícil, esses momentos podem se tornar prazerosos para ambos.

Essas são algumas dicas de como ajudar seu filho no dever de casa. A família deve promover o interesse das crianças nessa atividade e ajudá-las a desenvolver confiança na resolução dos problemas. Desse modo, elas estarão mais preparadas para os desafios da vida escolar e também para o futuro no mercado do trabalho.

Artigos:

Gostou deste artigo?

Então, aproveite para nos seguir no Facebook, Instagram e ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre educação e relacionamento entre família e estudantes!